sexta-feira, 9 de abril de 2010

TEXTOS: KATHA UPANISHAD E MANDUKYA UPANISHA

Katha Upanishad

Mandukya Upanishad

texto em sânscrito, tradução para o português e comentários

Tradução, comentários e significados dados por

Shri Swami Krishnapriyananda Saraswati

As Upanishads são importantes textos indianos, considerados sagrados ("perfeitos") segundo a tradição da Índia. Eles contêm ensinamentos filosóficos e, às vezes, informações práticas sobre meditações e outros aspectos do caminho espiritual.

Estamos disponibilizando na biblioteca de textos do site Shri Yoga Devi (http://www.yogadevi.org/textos.html) as traduções comentadas, em português, de duas Upanishads importantes: Katha e Mandukya. Esses textos foram obtidos do site da "Sociedade Internacional Gita do Brasil", http://www.gita.ddns.com.br/index/index.php. A tradução e os comentários são de autoria de Shri Swami Krishnapriyananda Saraswati.

As Upanishads, como outros textos indianos, utilizam um vocabulário muito especial para descrever os conceitos espirituais que abordam. Muitas vezes, essas palavras não têm uma tradução exata, em nossos idiomas, exatamente por descreverem idéias que não fazem parte da cultura ocidental. Para o estudo das Upanishads e de outros textos indianos, é conveniente utilizar dicionários ou glossários. O texto aqui apresentado, da Mandukya Upanishad, tem no seu final um glossário dos principais termos utilizados. As pessoas interessadas em se aprofundarem nesse tipo de conhecimento podem consultar muitas fontes disponíveis na Internet, como estas:

http://www.yoga.pro.br/artigos/331/3037/glossario-sanscrito

http://www.linguagemsanscrita.pro.br/glossario.shtml

http://www.gita.ddns.com.br/glossario/glossario.php

http://www.tantrayoga.com.br/artigo05.shtml

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/orientalismo.htm

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/glossario_indiano.htm

http://www.vraja.net/index.php?option=com_content&view=article&id=81:mini-dicionario-de-sanscrito&catid=38:filosofia-espiritual&Itemid=84

Nenhum comentário:

Postar um comentário