domingo, 3 de janeiro de 2010

AGENDA DO ESPAÇO DE YOGA

AGENDA DE JANEIRO DE 2010

MEDITAÇÃO DO MÊS

Iniciamos o ano de 2010 e entramos na Jornada do número três. Leia o texto sobre a numerologia deste Ano postado aqui no Blog.

O mantra para o número três é Ardhas Bahee ou também meditações para o manipura chakra (terceiro chakra). Neste mês faremos a meditações com o mantra Ardas Bahee. Você pode conseguir ouvir a melodia do mantra procurando no youtube, vai conseguir ouvir a melodia e o ritmo indicados para a meditação. O arquivo do youtube é Singh Kaur Crimson Vol. 6, Ardas.
Postura e Mudra: Sente-se em sukasana (postura fácil) ou em uma cadeira com os pés no chão, com a coluna reta, relaxar os braços pelos lados e levar as mãos ao nível do coração. Entrelaçar os dedos das mãos e apertar, mais apertado do que o normal.
Posição dos olhos: Focar os olhos na ponta do nariz.
Respiração: Deixe fluir naturalmente.
Tempo: Mínimo de 11 minutos ou 31 minutos
Mantra: Ardas Bahee, Amar Das Guru;
Ardas Guru, Ardas Bhaee;
Ram Das Guru,Ram Das Guru;
Ram Das Guru Sachee Sahee.
“A oração tem sido dada ao Guru Amar Das. A oração é manifestada por Guru Ram Das. O milagre é completo“.
Guru Amar Das é a energia de graça e de esperança quando não há esperança. Guru Ram Das é a energia de milagres, curas e bênçãos. Esta é a oração para responder a todas as orações.
Mantenha-se na postura, focalizando os olhos na ponta do nariz, cantando o mantra e se dissolva na corrente de som.
YOGA DO SOM
A Aula de Yoga do Som será dia 15 de Janeiro, sexta feira, às 18:30 horas. Contribuição de 15,00 R$
As aulas de Yoga do Som compreende a pratica de asanas (algumas posturas) meditações com mantras, canto das vogais, canto de mantras e meditações com o som sagrado do Gongo e tigelas. “Tudo que existe no Universo é Vibração e Som, o mundo é som, é ritmo, é vibração e o nosso corpo também”. O trabalho com o som permite a purificação dos nadís e chakras do corpo, limpeza da memória celular e a elevação da consciência e do nível vibratório do Ser. A abertura do chakra do coração e a conexão com a Alma. Transformação e limpeza dos sentimentos e pensamentos bloqueados, tais como os medos, sentimentos de tristeza, raiva, depressão etc., transformando tudo isso em alegria e paz.
LIVRO DO MÊS
A indicação para Leitura deste mês é: Filhas da Deusa. As mulheres santas da India de Hoje. Linda Johnsen, Ed. Nova Era.
Filhas da Deusa nos Conduz a uma viagem em busca da face feminina de Deus. Linda Johnsen vai a Índia para investigar as inúmeras lideres espirituais que manifestam o divino na Terra. Mulheres comuns ou personagens da mitologia hindu, todas elas, desde o nascimento, cultivam a relação muito forte com uma das religiões mais antigas do mundo, sustentando uma perspectiva extraordinariamente diferente da visão ocidental em relação à vida, à responsabilidade social e ao potencial humano. A autora narra também seus com algumas dessas sábias em templos, narra as suas histórias de vida, reflexões e lições dessas mulheres santas.
Poucos sabem, mas é grande o número de asiáticas consideradas santas. Linda Johnsen apresenta algumas indianas que se tornaram líderes espirituais e conquistaram legiões de devotos: Mira Bai, provavelmente a santa mais amada da índia; Lalleshvari, cuja sabedoria surpreendia seus contemporâneos; Hemalekha, que se casou com um príncipe e despertou espiritualmente todo o reino; e Ammachi, incompreendida pela família na infância, e hoje conhecida como a santa de kerala. Como seria se tivéssemos crescido ouvindo e admirando as histórias de Mira Bai, Lalleshvari, Hemalekha ou Ammachi?
As histórias destas santas são narradas aqui. Histórias de Lopamudra, Anusaya, Akka Mahadevi, Arundhati, Hemalekha, lalleshvari, Mira Bai, Sri Ma de Kamakya, Anandamayi Ma, Anandi Ma, Ma yoga Shakti, Ammachi, Sarada Devi, Shivananda Radha, Mathru Sri Sarada....
SADHANA
A Sadhana de Kundalini Yoga será dia 16 de Janeiro. Sábado 6:30 da manhã.
A pratica é indicada para praticantes de Kundalini Yoga ou que já tenha participado de uma sadhana. Recitaremos o Jap Ji, faremos um aquecimento seguido de um Kriya da Kundalini Yoga, feito isto, daremos uma pausa para o relaxamento seguido de uma meditação com sete mantras e duração de uma hora. Mas há várias possibilidades e variações de sadhana, de acordo com sua disponibilidade, tempo, e meditação de interesse especifico do praticante. Indicamos vestir roupas leves de algodão e utilizar alguma coisa para cobrir a cabeça. Ligue para saber mais informações....
SATSANGA
ENCONTRO dia 09 de Janeiro, Sábado às 16:00 horas. Estamos disponibilizando o espaço para o Kriya Yoga Satsanga.
A palavra Satsanga significa comunidades dos buscadores da verdade. O praticante de Kriya Yoga encontra-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes anima a pessoa e lhe proporciona insights que a ajudam a progredir. (Extraído do livro Babaji e os 18 Sidhas).
Programação: Faremos a pratica do dia; Tirar dúvidas sobre a pratica; Discutiremos um programa de estudos e práticas; Bhakti yoga (pratica devocional)...........e muito Mais.
MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA
Não teremos pratica neste mês...

A Lua Cheia de Janeiro será no dia 30 de Janeiro. Tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, se conecte com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do Site.

VIDEOYOGA

Em janeiro ainda estamos em ritmo de férias e não teremos apresentação de filme aqui no espaço.

ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES: 27. 9815-7820.

NÚMEROLOGIA PARA 2010

2010 : TEMPO PARA TREINAR A MENTE POSITIVA

Marcamos a mudança do ano pela introdução do número 10, e somando ao século encontramos 2+0+1+0=3.

Temas chaves do 3: ação, manifestação, mente positiva, afirmação, calor, fogo da alegria ou raiva, criatividade, esperança quando não há esperança, sorriso quando não há razão, igualdade ou vítimização, sucesso, respeito e valor correto, incluindo-se em Deus e colocando-se na grande tela.

A presença base do número 10, significa que todos estes temas podem ser experimentados em seus extremos. O 10 vai iluminar o melhor e o pior destes temas durante o ano. A presença do 2 (de 2000) vai também trabalhar revelando a dualidade e nos desafiando à encontrar a polaridade criativa. É um grande ano para distinguir e dar clareza ao Não e ao Sim em nossas vidas cotidianas. Fazendo isso estaremos bem situados para treinar a Mente Positiva à servir a Neutra ao invés de servir a Mente Negativa.

Não é tão fácil a ponto de dizer que o total do número 2010 = 3, então o ano será de sorte, positivo, ano de acão e alegria. Há uma jornada a ser feita para alcançar o melhor do número 3 e não é uma jornada fácil.

Yogi Bhajan referiu-se a esta jornada como: Obedeça, Sirva, Ame e Excel.

Para obedecer é como seguir o chamado do rio para alcançar o oceano. Mesmo quando o poder da correnteza for poderoso e profundo e não é tão fácil permanecer.

Para servir é preciso assumir o compromisso não importando as circunstancias que atravessamos. Não importando quanto forte a tempestade de medo ou quão grande a dúvida.

Para amar é permitir que o coração atravesse a dor alongando-se para alcancar a descoberta de que não há nada que a luz de Deus que existe não possa cuidar e lidar.

Para excel (superar-se) é deixar que aquela Luz brilhe em cada pequena ação tomada.

A jornada para o número 3 é também descrita na citação de Karam Kriya: Caos Espontaneamente Inicia a Ordem. Para encontrar a verdadeira e natural ordem é preciso manter o poder do caos em um estado de prece dirigida para a alma.

Isto significa pedir por socorro. Para lembrar e se apoiar na Grande Unidade do Eu, representada pelo número 10. É o Corpo Radiante que sempre nos faz companhia, mesmo quando sós. Ouvir a Grande Unidade do Eu proverá o impulso para a maestria.

sat nam,

texto de Shiv Charan, traducão Rampal Kaur

Você pode ssaber mais sobre númerologia e sobre Shiv Charan nos sites:

http://www.karamkriya.eu/scs.html

www.quinta-do-rajo.pt/

Original text: TIME TO TRAIN THE POSITIVE MIND

We mark the change of the year by the introduction of the number 10, and in combination with the century we find 2+0+1+0 = 3.

Key themes of 3: action, manifestation, positive mind, affirmation, heat, fire of joy or anger, resourceful, hope when there is no hope, smile when there is no reason, equality or victim, success, respect and right value, including yourself in God and putting yourself in the picture.

The background presence of number 10 means that all these themes can be experienced in their extremes. The 10 will illuminate the best and the worst of these themes over the year. The presence of the 2 [from 2000] will also work to bring out the duality and challenge us to find the creative polarity.

It is a great year to distinguish and clarify the No and the Yes in our life on a daily basis. By doing this we will be well placed to train the Positive Mind to serve the Neutral rather than the Negative Mind.

It is not so easy as saying that the total number of 2010 = 3 therefore the year will be lucky, positive, year of action and joy. There is a journey to make to reach to the best of number 3 and it is not an easy one.

Yogi Bhajan referred to that journey as Obey, Serve, Love, Excel.

To obey is like following the call of the river to reach the ocean. Even when the power of the flow gets deeper and wider and is not so easy to stay with.

To serve is to hold to our commitment no matter what circumstances we cross. No matter how strong the storm of fear or how great the doubt.

To love is to let the heart go through the pain of stretching wider to reach the discovery that there is nothing the Light of God within cannot hold and deal with.

To excel is to let that Light shine through into every single act you do.

The journey to the 3 is also described in the Karam Kriya saying " Chaos Spontaneously Initiates Order". To find the true and natural order requires that we hold the power of the chaos in a state of prayer directed to the soul.

This means to ask for help. To remember, and lean on, the Greater Unit of Self, as represented by the number 10. It is the Radiant Body which always keeps us company, even when alone. Listening to the Greater Unit of Self shall provide the impulse for excellence.

-- TEXTO RECEBIDO DA Equipe 3HOBrasil www.3hobrasil.com.br 11.4485.1556

KUNDALINI YOGA.....*O Yoga da Consciência*

KUNDALINI YOGA

A pratica de Kundalini Yoga promove uma rápida transformação do seu corpo e mente.

Todos os benefícios (relaxamento, alongamento, concentração, desintoxicação do corpo...) adquiridos com as demais praticas de Yoga são conquistados com maior rapidez através da pratica de Kundalini Yoga.

Inicialmente Kundalini Yoga é um termo genérico podendo ser aplicado á todo sistema de Yoga que utilize técnicas para mobilizar a energia corporal (prana). Ou ainda toda escola que, através de diversas estratégias vise em última instância despertar a Shakti Kundalini, para juntamente com a Concentração e a Meditação facilitar a transcendência da mente e do ego. Esta é a maneira de trabalhar do Hatha Yoga e do Tantra Yoga por isso podemos dizer genéricamente que estas Vias são um tipo de Kundalini Yoga.

No entanto, há uma Tradição ancestral do Kundalini Yoga que foi preservada desde há mais de 7.000 anos, pela transmissão oral, e que se apresenta com este nome. Um Representante desta Tradição, Yogui Bhajan, veio para o ocidente no final dos anos 60 com o objetivo de ensinar publicamente e utilizando uma metodologia que qualquer pessoa pudesse praticar.

Esta Escola contém elementos do Bhakti Yoga, Jnana Yoga, Nada Yoga, Raja e Karma Yoga transmitidos por Guru Nanak, cujo Ensino pretendia mostrar que a mística Islâmica e a Hindu eram em essência a mesma Verdade, que habita e é, a Identidade de todo Ser Humano.

O Kundalini Yoga inclui Posturas e Movimentos, Pranayamas, Bandhas, Mudras, Mantras, Prathyahara, Dharana, Dhyana, Danças Meditativas, Sat Nam Rasayam ( transmissão de energia pelas mãos), Kriyas de Vênus ( meditação em duplas). As práticas são organizadas em Kriyas (série de exercícios) que atuam sobre toda a estrutura orgânica e psíquica. O propósito é limpar e fortalecer os sistemas nervoso, glandular, energético (nadís e chakras), e desenvolver o corpo em todos os seus níveis e áreas da consciência. Assim com a prática regular do sadhana composto de Kriyas e Meditações, o fluir de Kundalini (consciência) ocorre de forma serena e o único sintoma que se sente é a expansão da consciência. Acordar o ser humano para a sua própria plenitude, para o SER, para o seu potencial criativo, valores e virtudes, é o propósito do Kundalini Yoga, por isso Yogui Bhajan o chama de "Yoga da Consciência".

Descrição básica de alguns elementos do Kundalini Yoga:

Posturas e Movimentos – Os Exercícios envolvem Movimentos ou posturas estáticas, combinados com respiração profunda e vigorosa. A duração de cada exercício é especificada. Um conjunto de exercícios é chamado de Kriya. Os Kriyas fazem parte da Tradição do Kundalini Yoga e se o Instrutor escolher um determinado Kriya deve executa-lo até o final, sem alterar a ordem ou exceder o tempo de cada exercício. Os exercícios atuam sobre os sistemas nervoso, glandular, circulatório, digestivo e influenciam todo o metabolismo orgânico, direcionando o fluxo da energia (prana) pelos meridianos, chakras, corpos energéticos e consciência.

Pranayamas – Pranayamas são técnicas de absorção e direcionamento do Prana (Energia Vital) através da respiração. O Kundalini Yoga emprega uma grande diversidade de técnicas respiratórias. A respiração é rítmica e a intensidade pode se adequar às condições de saúde, emoção e consciência do praticante. O Kundalini Yoga usa de forma precisa e científica a respiração para mudar as condições de Energia e Consciência.

Bandhas – São compressões de determinadas regiões do corpo (plexos e glândulas), visando atuar sobre a circulação dos pranas internos. Essa atuação pode ter como objetivo a mudança de direção, o estímulo ou a alteração da intensidade do fluxo energético para determinadas áreas do sistema prânico. A finalidade última dos bandhas é criar efeitos energéticos que afetam os chakras, os corpos sutis e naturalmente o estado de consciência. Além disso, causam feitos fisiológicos benéficos sobre as glândulas e os órgãos envolvidos nas compressões.

Mudrás – Mudrá é aquilo que mantém o poder. No caso do Yoga são gestos com as mãos, dedos, ou até mesmo com o corpo todo. Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético, contendo o prana em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia, e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre o estado de consciência. Em geral são usados em combinação com pranayama, mantra e concentração.

Mantra – O poder do mantra decorre do fato de que ele expressa em forma de palavra e de som o seu significado. Uma palavra-mantra é a expressão sonora de uma realidade. Ao se entoar a palavra entra-se em contato com a realidade significada no mantra. O Mantra no Yoga visa criar um estado de harmonia corpo-emoção-mente que facilite o despertar de um estado de Ser atemporal, realizando assim o propósito essencial do Yoga. Já foi observado em laboratório que os mantras atuam inclusive no plano celular, ordenando a órbita dos elétrons e interferindo positivamente nas funções orgânicas. No plano emocional e mental os mantras atuam dissipando a negatividade das energias emanadas pelos conteúdos psicológicos, ajudando a dissipar os padrões negativo do subconsciente.

Venha praticar Kundalini Yoga e perceba em seu próprio corpo todos os benefícios e bem estar proporcionados por essa pratica.