domingo, 31 de janeiro de 2010

AGENDA DO ESPAÇO DE YOGA

AGENDA DE FEVEREIRO

Meditação do mês

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas.

Fevereiro: meditação para o Manipura Chakra

Postura: sente-se em postura fácil (sukhasana), com a coluna alinhada. Dobre os cotovelos e coloque as mãos em mudra de oração: todas as partes das palmas da mão se tocam e se pressionam uma contra a outra, com força igual. Focalize o olhar na ponta do nariz. Cante o mantra "humme hum brahm hum" (o canto é feito com a ponta da língua).

Você poderá encontrar o mantra no YouYube: http://www.youtube.com/watch?v=sn37fxGsVV0 Cante "humme" com a ponta da língua e pressione as mãos uma contra a outra, enquanto contrai o ponto do umbigo e relaxe. Cante "hum" outra vez com a ponta da língua e pressione as mãos uma contra a outra enquanto contrai o ponto do umbigo e então relaxe. Cante "brahm" e novamente aplique a pressão nas mãos e contrai o ponto do umbigo e relaxe. Cante "hum" e novamente aplique a pressão nas mãos e contraia o umbigo e relaxe. "A pressão das mãos é uma pressão como as batidas do coração" (Yogue Bhajan)

Tempo: faça esta Meditação somente por 11 minutos.

Para terminar, inspire e retenha a respiração, contraia a região do umbigo e pressione a ponta da língua contra o céu da boca. Retenha 15 segundos e expire. Repita a inspiração, segure o ar enquanto contrai a região do umbigo, pressione a ponta da língua novamente contra o céu da boca e expire. Relaxe.

Quando esta meditação é aperfeiçoada desta maneira, pode ser feita com a contração do chakra da raiz (mulabandha).

"Você precisa de coragem. Você precisa de nervos fortes. Você precisa de sua totalidade." (Yogue Bhajan)

Yoga do Som

Neste mês, a aula de Yoga do Som, no espaço Shri Yoga Devi, será no dia 5 de fevereiro, sexta-feira, às 19 horas. Pede-se de cada participante a contribuição de R$15,00.

As aulas de Yoga do Som compreendem a prática de algumas asanas (posturas), meditações com mantras, canto das vogais, canto de mantras e meditações com o som sagrado do gongo e de tigelas. "Tudo que existe no Universo é Vibração e Som, o mundo é som, é ritmo, é vibração e o nosso corpo também".

O trabalho com o som permite a purificação dos nadís e chakras do corpo, limpeza da memória celular e a elevação da consciência e do nível vibratório do Ser. A abertura do chakra do coração e a conexão com a Alma. Transformação e limpeza dos sentimentos e pensamentos bloqueados, tais como os medos, sentimentos de tristeza, raiva, depressão etc., transformando tudo isso em alegria e paz.

Sadhana

Não teremos Sadhana de Kundalini Yoga no mês de Fevereiro, no espaço Shri Yoga Devi. A Sadhana é indicada para praticantes de Kundalini Yoga ou que já tenha participado de uma sadhana.

Recitaremos o Jap Ji, depois aremos um aquecimento seguido de um Kriya da Kundalini Yoga. Feito isto, daremos uma pausa para o relaxamento, seguido de uma meditação com sete mantras e duração de uma hora. Mas há várias possibilidades e variações de Sadhana, de acordo com a disponibilidade, tempo, e meditação de interesse especifico do praticante. Indicamos vestir roupas leves de algodão e utilizar alguma coisa para cobrir a cabeça. Ligue para saber mais informações.

Satsanga

No dia 06 de Fevereiro, sábado, às 16:00 horas, estamos disponibilizando o espaço Shri Yoga Devi para um Kriya Yoga Satsanga.

A palavra Satsanga significa comunidades dos buscadores da verdade. O praticante de Kriya Yoga encontra-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes anima a pessoa e lhe proporciona insights que a ajudam a progredir. Programação: Faremos a prática do dia; tiraremos dúvidas sobre a prática; discutiremos um programa de estudos e práticas; realizaremos Bhakti Yoga (prática devocional)... e muito mais.

Meditação da Lua Cheia

A Lua Cheia deste mês será no dia 28 de Fevereiro. Tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: http://www.yogadevi.org/agenda.html. Não teremos esta prática neste mês...

VideoYoga de Fevereiro: "Caminhos do Yoga"

Em fevereiro, a sessão de VideoYoga do espaço Shri Yoga Devi apresentará o documentário "Caminhos do Yoga", que registra lugares sagrados e de difícil acesso na Índia, onde são praticadas diversas modalidades de Yoga. A apresentação de VideoYoga será no dia 26 de fevereiro, sexta feira, às 19 horas.
Entrada humanitária: 1 lata de leite em pó para ser doado à acacci (associação capixaba contra o câncer infantil)

A equipe do documentário foi composta pela roteirista Tereza Freire, pelo cinegrafista Vadico Oliveira, pela fotógrafa Lucília Guimarães e pelo professor de Yoga Pedro Kupfer. A intenção inicial era encontrar mestres de Hatha Yoga. Mas o que mais encontraram nas montanhas do Himalaia foi o yoga devocional (o Bhakti Yoga), praticado nos templos, nos rios e nas trilhas de peregrinação. Eles percorreram várias cidades, como Delhi, Rishikesh, Badrinath, Kedarnath e Gangotri.

A equipe viajou em jipes, por estradas precárias na montanha, atravessando desabamentos de terra, chuvas e alagamentos, congestionamentos de muitas horas, caminhando a pé por trilhas e se hospedando em ashrams de diferentes mestres.Em "Caminhos do Yoga" é possível ter a sensação de estar na Índia e presenciar seu caos "organizado", suas cores, cheiros, crenças, contradições. É possível se sentir em um ashram (centro de prática e estudo religioso), assimilar os valores do hinduísmo e receber a benção de um swami (mestre espiritual).

Livro do mês: Os Kriya Yoga Sutras de Patânjali e dos Siddhas. Marshall Govindan Satchidananda

Este livro apresenta uma tradução comentada dos Yoga Sutras de Patañjali, sob o ponto de vista do Kriya Yoga.

Patañjali se refere ao seu Yoga como "Kriya Yoga: Yoga de ação com consciência". Seus Yoga Sutras são considerados universalmente como um dos mais importantes textos sobre Yoga. Mas, até hoje, comentaristas trataram este texto como referência filosófica e ignoraram amplamente suas implicações para a prática de Yoga. Eles também ignoraram o fato de que é um trabalho esotérico e que só iniciados com suficiente experiência anterior poderiam capturar seus significados profundos.

Esta nova tradução acompanhada de comentário fornece um guia prático para a Auto Realização ou a iluminação. Ele explica como aplicar os profundos ensinamentos filosóficos de Patañjali na vida diária, em qualquer situação. Praticar as técnicas de Kriya Yoga é como dirigir um carro possante. Mas, sem um mapa da estrada, muitos estudantes ficariam parados no tráfego ou poderiam chegar a becos sem saída. Agora, pela primeira vez, se apresenta um mapa claro do caminho, que levará os estudantes para destinos inesquecíveis.

Em Tamil Nadul e em outros estados do sul da Índia há uma tradição de adeptos chamados os Siddhas. Eles são reconhecidos por sua longevidade, poderes miraculosos e contribuições culturais marcantes que resistem até hoje; deixaram um grande número de textos literários. Entre eles, o Tirumandiram, escrito pelo Siddha Tirumular que, ao que tudo indica, era co-discípulo de Patañjali.

"Estudo (svadhyaya) sempre foi um aspecto integrante de Yoga. Os estudantes ocidentais, em minha opinião, precisam seguir a prática de yoga mais seriamente. Por sua concisão e foco no que é essencial, os Yoga Sutras se encaixam idealmente para um estudo mais profundo. Sua abordagem é racional, sistemática e filosófica. Em contraste, o Tirumandiram é extático e poético, recheado de preciosas pepitas de experiência yogi e sabedoria. Ambos se complementam lindamente, e seu estudo de forma combinada irá nos iluminar e elevar. O livro de Govindan fornece uma plataforma excelente para tal estudo. Ele escreve a partir de longa experiência com Kriya Yoga e com um amor e respeito profundo por sua herança de yoga... Os Kriya Yoga Sutras de Patânjali e dos Siddhas de Marshall Govindan é um valioso acréscimo ao estudo de yoga em geral, e, em particular, dos Yoga Sutras. Eu recomendo sinceramente. O crescente número de praticantes de Kriya Yoga em todo o mundo, em particular, vão achar este tratado indispensável, mas outros estudantes também se beneficiarão dele". Extraído do prefácio do Dr. Georg Feuerstein, PhD, autor de "Sutras de Patânjali" e "Enciclopédia de Yoga".

Novos textos

Conheça mais sobre filosofia e espiritualidade indiana

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores uma obra fundamental para o estudo da tradição antiga do Yoga: um conjunto de 16 Upanishads do Yoga, traduzidas para o espanhol por Hugo Labate, com o texto em sânscrito, transliterado.

http://www.yogadevi.org/textos.html Chamam-se de Upanishads uma variedade de textos indianos antigos, pertencentes a várias tradições diferentes, escritos em diferentes séculos. Os mais antigos deles estavam associados aos quatro ramos dos Vedas (Rig-Veda, Sama-Veda, Yajur-Veda e Atharva-Veda), estando presente na parte final dessas coletâneas. Porém, depois foram compostos outros textos que também receberam o nome de Upanishad, embora sua conexão com os Vedas seja pouco clara.

Existe uma listagem “tradicional” de 108 Upanishads, que é apresentada na Muktika Upanishad. No entanto, existe um número muito maior de textos com esse nome – mais de 200.

Todas as Upanishads tratam do processo de transformação espiritual ensinado pela tradição indiana, levando a um estado especial chamado moksha ou kaivalya. As Upanishads mais antigas apresentam a filosofia geral que nos permite compreender os conceitos mais importantes dessa tradição espiritual – por exemplo, os conceitos de Brahman (o Absoluto, a Unidade que é superior aos deuses indianos) e de Atman (o Eu mais interno, a natureza divina do ser humano). No entanto, de um modo geral, essas Upanishads antigas não indicam práticas, não tentam ensinar o modo de atingir esse estado de libertação espiritual. As Upanishads do Yoga indicam muitos dos aspectos práticos do Yoga, entendido exatamente como o processo capaz de levar à transformação do ser humano em direção ao estado de moksha ou kaivalya.

Pode-se dizer que as Upanishads do Yoga estão vinculadas ao Yoga Tântrico e à corrente do Hatha Yoga medieval. Há alguns pontos de contato com o Yoga de Patañjali (descrito nos Yoga-Sutras), mas são apresentados vários aspectos que não estão presentes nos Yoga-Sutras, como o uso de mantras e outras técnicas importantes.

O estudo de textos antigos, como as Upanishads do Yoga, permite compreender melhor o significado primordial do Yoga, que não surgiu como uma técnica de mudança física, e sim para auxiliar no caminho indiano de transformação espiritual profunda.

Palestras e Workshops

Em março de 2010 divulgaremos informações sobre as primeiras palestras e workshops deste ano. Aguardem um pouco mais....

Shakti. A Grande Deusa

Nosso espaço Shri Yoga Devi foi concebido com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Shakti, sobre o aspecto feminino da Divindade: http://www.yogadevi.org/shakti.html Para isso teremos encontros mensais para apresentarmos os vários aspectos, as várias faces de Devi, "a Grande Deusa", com apresentação de textos e práticas. Nosso primeiro encontro será em março, com a apresentação do filme "Devi - India Divina", com a abertura e apresentação das próximas atividades.

A partir de Março teremos encontros mensais sobre a Shakti, o aspecto divino feminino.

MUDRAS

Nas práticas espirituais orientais, há certos gestos com as mãos, chamados mudras, que são largamente utilizados. Mas o que são os mudras?

Há vários conceitos para explicar o mudra, para se aproximar do que vem a ser a sua essência. O mudra ou gesto, é um posicionamento das mãos e dedos, as vezes aparece descrito também como gesto magnético, reflexológico ou simbólico feitos com as mãos.
Segundo o Dr. Dharma Singh Khalsa. "A partir do estudo ocidental de anatomia, sabemos que as mãos e seus dedos são altamente representados no córtex cerebral; isto é, há uma relativa abundância da área no córtex que esta designada para o controle das mãos e dos dedos. Também sabemos que certos movimentos das mãos e dos dedos. Também sabemos que certos movimentos das mãos dos dedos parecem ajudar o cérebro a padronizar a coordenação física. Assim posicionar as mãos e seus dedos aparentemente tem um efeito sobre a função cognitiva. Do ponto de vista oriental, as mãos e os dedos têm um significado mais profundo. Segundo os mestres de Yoga, cada área da mão reflete ou ajuda a controlar uma área especifica do cérebro apenas esticando os dedos, cruzando-os ou tocando a ponta deles no polegar ou em outra parte da mão".
Os mudras influenciam diretamente sobre o fluxo da energia nos canais energéticos (meridianos, nadís), na mente, no campo eletromagnético, no nível mental e emocional, no corpo físico por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Produzindo efeitos fisiológicos e psíquicos. Uma técnica aparentemente simples como um mudra pode desencadear estados de consciência avançados já nos primeiros minutos de prática. Mudras, mantras, asanas e pranayamas são largamente utilizados em Kundalini Yoga para maximizar os resultados e benefícios da prática de Yoga. Para ter um acesso rápido aos vários mudras e meditações praticadas no Kundalini Yoga basta ler o livro de Sabrina Mesko: Mudras que Curam - Yoga para suas mãos. São Paulo, Pensamento, 2003. Todo o conteúdo deste livro foi extraído dos ensinamentos e práticas de Yogue Bhajam.
O termo mudra deriva das raízes sânscritas mud (encanto, magia, satisfação) e rati (dar, doar). Literalmente pode traduzir-se como aquilo que outorga encanto, força ou poder. Em algumas obras aparece incorretamente traduzido como símbolo, porém, embora alguns mudras sejam simbólicos, existe outro termo (yantra) para designar os símbolos em si. (...) Possui três significações bem diferentes: por um lado designa os gestos feitos com as mãos; por outro, em alguns textos (principalmente de Hatha Yoga, modalidade de Yoga tântrico, surgida no século XI d.C.) designa outras técnicas fisiológicas, como ásanas (posições físicas) ou bandhas (contrações de plexos e órgãos); e ainda, no contexto do tantrismo, mudrá designa a Shaktí (...). Nos textos tântricos, que expõem um Yoga muito antigo, os mudras estão diretamente ligados aos rituais. Associados à entoação de sons e à visualização mental, simbolizando o corpo (mudra), a palavra (mantra) e o espírito (visualização), acontece a invocação da divindade que se deseja estar em comunhão. (Pedro Kupfer, Mudrá: Gestos de Poder. Florianópolis, Fundação Dharma, 2001).

Encontramos descrições e explicações detalhadas sobre os mudras em várias escrituras como o Gheranda Samhita, Shiva Samhita, Kularnava Tantra, Hatha Yoga Pradipika, Natya Shastra e em muitos outros textos.

Por exemplo, no Shiva Samhita e no Hatha Yoga Pradipika encontramos explicações sobre os mesmos dez mudras. São eles: mahamudra, mahabandha, mahavedha, khechari, uddiyana bandha, mula bandha, jalándhara bandha, viparita karani, vajroli mudra e shakti chalana. No Hatha Yoga Pradipika diz-se que "eles destroem a velhice" (III, 5-7). Assim, deve-se praticar com empenho os diversos mudras a fim de despertar a poderosa deusa kundaliní que dorme fechando a porta de acesso ao Absoluto (sushumna nadi).

Além dos mudras com as mãos, no Gheranda são descritos 25 mudras, que envolvem todo o corpo, e segundo este texto a prática de todos esses mudras proporciona triunfo na prática do yoga. São:

Mahamudra (grande selo); Nabhomudra (selo etérico); Uddiyanabandha (contracção flutuante); Jalandarabandha (contração da garganta); Múlabandha (contração da raiz); Mahabandha (grande contração); Mahavedha (grande penetrador); Khecharimudra (selo da língua); Viparitakaranimudra (selo da ação inversa); Yonimudra (selo da vagina); Vajrolimudra (selo vajroli); Shakticalanamudra (selo agitador da energia); Tadagimudra (selo do tanque); Mandukimudra (selo da rã); Shambavimudra (selo de Shiva); Panchadháraná (cinco dháraná ou concentrações); Párthivídháraná (muladhara chakra); Ámbhasídháraná (svádhistána chakra); Ágneyídháraná (manipura chakra); Váyavídháraná (anahata chakra); Ákáshídháraná (ajña chakra); Ashvinimudra (selo da égua/cavalo); Pashinimudra (selo do pássaro); Kakimudra (selo do corvo); Matanginimudra (selo do elefante); Bhujanginimudra (selo da serpente).

Maheshvara (Shiva), dirigindo-se à sua esposa (Parvati), recitou as vantagens dos mudras da seguinte forma: Oh Devi, todos estes mudras cujo conhecimento conduzem quem os prática à obtenção de siddhi, devem manter-se em grande segredo. Não serão para ensinar alegremente a qualquer um. Este conhecimento que não é fácil de obter nem sequer pelos próprios deuses, proporciona felicidade ao yogi! (Gheranda 3:4-5)

Hoje os mudras estão sendo utilizados para promover a saúde, bem-estar e equilíbrio. Sua prática regular desbloqueia os nadís, chakras e bloqueios energéticos que atingem não só o corpo físico, mas que se estendem para os demais corpos energéticos (mental, emocional, prânico, etc.).

YOGA PRÉ-NATAL

YOGA PRÉ-NATAL

Yoga para Gestantes

Haverá uma AULA ABERTA sobre Yoga Pré-Natal (Yoga para Gestantes) no dia 06 de Fevereiro às 10:00 horas no espaço de yoga Shri Yoga Devi, em Jardim da Penha, Vitória, ES.

O que é Yoga para Gestantes?

Mulheres que praticam Yoga durante e após a gestação aproveitam todos os benefícios da Yoga, além de inúmeros benefícios específicos na gravidez, a recuperação pós-parto e a criação do vínculo mãe-bebê.

O Yoga para Gestantes trabalha com posturas, respiração, relaxamento e meditação. Todos esses elementos são adaptados para atender às necessidades da gravidez, com total segurança, preparando a futura mãe fisicamente, mentalmente e emocionalmente para a gestação, o trabalho de parto e o pós-parto.

A prática ajuda a futura mãe a criar um ambiente calmo e seguro para sua gestação e seu bebê.

Durante as aulas procuramos aliviar os desconfortos e possíveis dores da gestação, enquanto acalmamos a mente e fortalecemos o corpo e o espírito para esse período único da vida de uma mulher.

Além de ajudar a diminuir o stress e ensinar a relaxar e respirar durante situações difíceis, o Yoga ajuda a mulher a desenvolver força, flexibilidade e resistência, condicionamento que ela precisará durante o parto.

A aula de Yoga Pré-Natal oferece um momento privilegiado de comunicação entre a mãe e seu filho.

No período da gravidez o corpo da gestante muda sem parar. A grávida precisa aprender a se adaptar a este corpo temporário, que exige muito dela. Com a prática de Yoga, a gestante consegue se ajustar progressivamente ao seu novo corpo, conquistando disposição, ficando livre de desconfortos físicos e, principalmente, ela consegue frear seu ritmo e voltar sua atenção para o bebê que cresce no seu ventre, estimulando o estabelecimento de contato e comunicação da mãe com seu filho ao longo dos nove meses.

A gestação é um momento mágico de transformações e com o despertar da maternidade a mulher é invadida por sentimentos ambíguos de alegria e medo, força e vulnerabilidade, com sua beleza desabrochando de forma única.

BENEFÍCIOS:

Muitos desconfortos comuns na gravidez, incluindo a tendência à formação de varizes, as dores nas costas e nas articulações e músculos, podem ser aliviados com exercícios. As mulheres podem aumentar a sua resistência, o que as ajudará enquanto estiverem em trabalho de parto, e podem fortalecer e tonificar os músculos mais afetados durante a gravidez: os músculos da pelve, os abdominais e os lombodorsais.

Um bom programa de exercícios pré-natais pode ainda melhorar a postura, que é seriamente afetada pelo crescimento do útero e pela expansão do abdômen, causando uma inclinação anterior da pelve. Os exercícios para fortalecer os músculos das nádegas, costas, ombros e barriga podem ajudar a manter o corpo alinhado e reduzir o desconforto associado à má postura.

Finalmente, o exercício pré-natal pode aumentar a sensação de bem-estar, controle e consciência do corpo. Pode ajudar a gestante a se sentir confortável com o seu corpo à medida que o bebê cresce em seu útero.

A gravidez é distinguida por uma variedade de ajustes fisiológicos e endócrinos dirigidos para a criação de um bom ambiente para o feto. Muitos sistemas orgânicos da gestante, bem como sua personalidade são intimamente envolvidos neste complexo processo.

A prática de Yoga Pré-Natal produz um aumento nos níveis de energia, com conseqüente bem estar e diminuição da fadiga exagerada, tanto na gestação, quanto no parto e pós-parto; estimula o livre fluxo da corrente sanguínea, permite a chegada de mais oxigênio às células, o que diminui as câimbras; trabalha muito com a coluna (melhora a postura, ajuda a eliminar azia, falta de ar e dores na região lombar); ensina a reconhecer os diferentes tipos de respiração, preparando a gestante para o trabalho de parto; ensina diversas posições a serem adotadas nos períodos de dilatação e expulsão.

As posturas são realizadas em conexão com a respiração. Como a respiração faz a ligação entre corpo e mente, passa-se a observar simultaneamente o corpo e a mente. Além disso, amplia-se a habilidade de focar a atenção sobre certas tarefas e objetivos a serem atingidos (criam-se as bases para o fortalecimento da força de vontade, bem como para as difíceis mudanças de hábito).

A quietude e a auto-observação vão produzindo, na gestante, oportunidades de perceber de forma nova as situações da vida, bem como de descobrir novas maneiras de lidar com as próprias dificuldades emocionais. As diversas práticas de relaxamento podem lhe trazer benefícios espirituais. O nascimento do filho pode ser vivido como uma das mais profundas experiências espirituais da vida.

O Yoga só traz benefícios à saúde da mulher e de seu filho, de maneira alguma prejudica a gestação; mas, é muito importante que os exercícios sejam feitos com o acompanhamento de uma pessoa especializada.

ESTRUTURA DA AULA:

A prática de ioga para gestantes consiste em posturas selecionadas ou adaptadas para se adequarem a Gestante, trabalhando flexibilidade, equilíbrio e concentração. As aulas são compostas por posturas corporais (os asanas), exercícios respiratórios (os pranayamas), relaxamento e meditação. Além de preparar o corpo para o parto, a mente também é preparada por meio de meditações.

Na gravidez, a prática de exercícios é muito particular de gestante para gestante e deve ser adaptada especificamente para cada gravidez. O obstetra é quem deve liberá-la para iniciar exercícios ou continuar. Acreditamos que todas as mulheres possam ter um parto natural, satisfatório e revelador. No entanto nada se consegue sem um adequado preparo. A gravidez não é uma doença, mas um fato natural na vida da mulher. É um período em que o seu organismo passa por várias modificações, assim como a sua mente. A proposta de Yoga para grávidas oferece um espaço e um tempo de reflexão, relaxamento e fortalecimento da auto-estima feminina e a auto-confiança.

A estrutura da aula é semelhante à da aula normal de Yoga, com as seguintes observações:

Antes de 120 dias, a gestante pode fazer Kundalini Yoga normalmente, exceto casos de mulheres que tiveram um aborto natural anteriormente. No entanto, não se fazem algumas práticas como respiração de fogo, posições invertidas ou posturas pesadas. Gestantes devem ser tratadas com muito cuidado, principalmente se é o 1º filho, pois aí não se tem a experiência de como é o comportamento físico daquela mulher durante a gestação.

É importante deixar os exercícios serem regulados pela intuição. Se fizer um exercício e não se sentir bem, não fazer mais.

O ritmo do exercício deve ser mais lento e com respiração profunda.

Ao contrário de uma aula normal de  Yoga onde o professor dá o ritmo e os alunos acompanham, na aula para gestantes o professor aguarda que as mesmas determinem o ritmo.

A respiração é fundamental. Os exercícios respiratórios tomam a maior parte da aula.

A postura de cócoras é muito importante. A gestante pratica com respiração lenta e profunda. Pode ser incluída em todas as aulas, exceto quando sentem o colo do útero frágil, quando se tem dilatação antes da hora e quando se tem sangramento. A postura é importante porque ajuda na dilatação no momento do parto.

A contração do períneo é extremamente importante para gestantes, podendo ser incluída em todas as aulas. Esta contração é importante para a mulher preservar a saúde genital e urinária, evitando a continência urinária. Todas as mulheres devem fazer de cinqüenta a cem contrações genitais por dia e, se a gestante ainda não faz o exercício é um bom momento para começar. Toda aula incluir este exercício, mas deve-se pedir que a gestante coloque a mão sobre o abdome para perceber que a contração não está acontecendo com a musculatura abdominal mas sim no períneo. Quando a musculatura do períneo está fraca, faz a bexiga e os intestinos caírem sobre o útero. Isso tira o útero do lugar, causa varizes, hemorróidas e parto prematuro.

A estrutura da aula de Kundalini Yoga sugerida é a seguinte:

Vários exercícios respiratórios, sendo importante incluir todo dia a respiração alternada. Respirar pela a narina esquerda, trazendo relaxamento pela narina direita, estimula-se a energia do sol vitalizante. Se você está cansado, mais ainda tem atividades para fazer, use a respiração pela a narina direita: ela lhe dará pique para chegar ao fim de suas atividades. A respiração alternada equilibra, por isto é importante fazer o exercício todos os dias.

Contração do períneo e postura de cócoras - todos os dias.

A kriya selecionada (seqüência de asanas de Kundalini Yoga).

Relaxamento: O relaxamento é fundamental pois aprender a relaxar vai ajudar a diminuir a dor na hora do parto. Depois do 5º mês, a gestante não deve relaxar-se de costas. A posição lateral, com o apoio de almofadas é a mais indicada e confortável.

Meditação. Há várias meditações que trabalham o despertar da confiança, a superação do medo, bloqueios do passado, despertar da conexão com o principio divino feminino, Shakti, e muitas outras.

A aula de Yoga só traz benefícios dentro e fora da sala de aula. Os fatores extrínsecos podem ser controlados, mantendo-se um ambiente agradável e aconchegante para a gestante.

O que se pretende com as posturas de Yoga:

- trabalhar a coluna lombar, o períneo e a bacia;

- melhorar a circulação, o transito intestinal e a digestão;

- evitar as varizes;

- equilibrá-la e acalmá-la, para enfrentar uma nova fase da sua vida.

- prepará-la para o parto, e principalmente trazer uma profunda conexão da mãe com o bebê;

- para as grávidas, o trabalho da respiração é fundamental para o conhecimento de si e do seu corpo em interação com o bebê, como também leva um maior aporte de nutrientes para o bebê, através da ativação da energia vital;

- estimula a confiança e segurança necessárias para antes, durante e depois do parto.

ARTIGOS

Há vários artigos interessantes neste site: (http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=711)

Algumas matérias:

· Parabéns! você vai ser mamãe!

· Ioga relaxa gestante

· Alimentos indispensáveis à gestante

· Gravidez: Coma bem para os dois

· A gravidez e a beleza da mulher

· Exercício de relaxamento para gestantes

· O que fazer e o que não fazer durante a gravidez

· A gestação e a importância de uma atividade física adequada

· Principais erros alimentares na gravidez

· Desde cedo, bons hábitos de sono

· As emoções da grávida

· Grávida deve fazer hidroginástica, aconselham médicos

· Gestantes após 35 anos

· Atividade física na gravidez

· Boa forma na gravidez

· Gestação saudável

· Hipertensão na gravidez

· Dor nas costas nas gestantes

· Ioga relaxa gestante

· Shantala

Outros sites interessantes:

Josi Zechineli: www.maternidadeconsciente.com.br  

Amigas da Parto: http://www.amigasdoparto.com.br

Gama: http://www.maternidadeativa.com.br

Núcleo Nove Luas: http://www.nucleonoveluas.com.br

Primaluz: http://www.primaluz.com.br

Doulas: http://www.doulas.com.br

Parto do princípio: http://www.partodoprincipio.com.br

Parto Humanizado: http://www.partohumanizado.com.br

Amigas do Peito: http://www.amigasdopeitos.org.br

Episiotomia: http://www.xoepisio.blogger.com.br