segunda-feira, 1 de março de 2010

AGENDA MARÇO 2010 DO ESPAÇO SHRI YOGA DEVI

.
AGENDA:

* dia 12/03, sexta-feira, às 19:30 horas: Aula especial sobre Yoga do Som

* dia 19/03, sexta-feira, às 19 horas: Video-Yoga com o filme "Devi, Índia Divina"

* dia 20/03, sábado, às 16:30 horas: Kriya Yoga Satsanga

* dia 29/03, segunda-feira, às 20:30: Meditação da Lua Cheia

.

MEDITAÇÃO DO MÊS

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asana ou kriya, que pode ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas. A prática de kundalini yoga é precedida por dois mantras; Ong namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes, veja música no YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0 ). Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc) e finaliza-se cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Estamos orientando práticas para trabalhar o número três, o Chakra do Umbigo, a mente positiva, todas voltadas para promover equilíbrio e fortalecimento para o ano de 2010. Veja o texto sobre a numerologia para este ano, postado aqui no blog em Janeiro.

Neste mês: indicamos a prática de asanas que beneficiam e ajustam o 3º chakra.

Peça orientação ao seu professor, não realize nenhuma prática sem uma preparação e aquecimento do corpo.

1. Ustrasana. Postura do Camelo.

Este é um exercício feito em muitos nabhi kriya. É uma excelente prática por si só.Depois de fazer este asana lembre-se de equilibrar seus músculos das costas, se você os sentir tensos, flexionando o tronco à frente e segurando os dedos dos pés por poucos minutos. Você precisa prepara-se para este exercício, fazendo vários “sit up” (levantar e sentar sob os calcanhares) com respiração profunda. Sente-se sobre os calcanhares e joelhos. Agarre os calcanhares com as mãos. Arqueio o quadril para cima e para frente, deixando a cabeça cair para trás. Faça respirações de fogo (agni pranayamas) por um ou três minutos e, então, inspire, retenha a respiração por poucos segundos, expire e lentamente abaixe-se. Há muitas variações para este asana. Você pode realiza-lo com respirações longas e profundas. Pode ser feitos com as mãos na cintura ou apoiando-as nas costas. Pode ser feito com o pescoço erguido, olhando em direção ao ponto do umbigo. Aumente o tempo e permanência na postura a cada dia.

2. Dhanurasana: Postura do Arco.

Deitado sobre o estomago, agarre os tornozelos e arqueie-se para cima como um arco. Olhe em direção ao céu. Role para trás e para frente sobre o estômago, enquanto segura os tornoze-los. Inspire atrás, expire na frente. Pratique por dois minutos.

3. Relaxe em shavasana (deitado em decúbito dorsal) por alguns minutos.

BOA PRÁTICA!!! SaaaaaaaT Naaammm

.

YOGA DO SOM

Neste mês, a aula de Yoga do Som, no espaço Shri Yoga Devi, será no dia 12 de Março, sexta-feira, às 19 horas. Pede-se de cada participante a contribuição de R$15,00. Cada aula mensal tem um formato e práticas diferentes.

As aulas de Yoga do Som compreendem a prática de algumas asanas (posturas), meditações com mantras, canto das vogais, canto de mantras e meditações com o som sagrado do gongo e de tigelas. "Tudo que existe no Universo é Vibração e Som, o mundo é som, é ritmo, é vibração e o nosso corpo também". O trabalho com o som permite a purificação dos nadís e chakras do corpo, limpeza da memória celular e a elevação da consciência e do nível vibratório do Ser. A abertura do chakra do coração e a conexão com a Alma. Transformação e limpeza dos sentimentos e pensamentos bloqueados, tais como os medos, sentimentos de tristeza, raiva, depressão etc., transformando tudo isso em alegria e paz.

.

SADHANA

Não teremos a Sadhana de Kundalini Yoga no mês de Março, no espaço Shri Yoga Devi.

A Sadhana é indicada para praticantes de Kundalini Yoga ou que já tenha participado de uma sadhana.

Recitamos o Jap Ji, depois fazemos um aquecimento seguido de um Kriya da Kundalini Yoga. Feito isto, daremos uma pausa para o relaxamento, seguido de uma meditação com sete mantras e duração de uma hora. Mas há várias possibilidades e variações de Sadhana, de acordo com a disponibilidade, tempo, e meditação de interesse especifico do praticante.

Indicamos vestir roupas leves de algodão e utilizar alguma coisa para cobrir a cabeça. Ligue para saber mais informações.

.

SATSANGA

No dia 20 de Março, sábado, às 16:30 horas, estamos disponibilizando o espaço Shri Yoga Devi para um Kriya Yoga Satsanga.

A palavra Satsanga significa comunidade dos buscadores da verdade. O praticante de Kriya Yoga encontra-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes anima a pessoa e lhe proporciona insights que a ajudam a progredir.

Programação: Faremos a prática do dia; tiraremos dúvidas sobre a prática; discutiremos um programa de estudos e práticas; realizaremos Bhakti Yoga (prática devocional)... e muito mais.

.

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA

A Lua Cheia deste mês será no dia 29 de Março. Faremos nosso encontro aqui mesmo no espaço às 20:30 hs, após a aula de Kundalini Yoga. Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: . http://www.yogadevi.org/agenda.html

.

.

VIDEO YOGA: Filme do Mês

Em fevereiro, a sessão de Video Yoga do espaço Shri Yoga Devi apresentará o documentário "Devi Índia Divina". A apresentação de VideoYoga será no dia 19 de março, sexta feira, às 19 horas.

É um documentário de 55 min realizado em 2008 em Kerala – sul da Índia, pela produtora, escritora e jornalista brasileira Carina Bini Palackapilly, e pelo músico indiano Ananda Jyothi. O filme mostra a tradição de culto às Devis (Deusas), e ao feminino. Apresenta formas de arte tradicionais da região e festivais religiosos inéditos dedicados às deusas.

A cultura das mulheres indianas e o culto à deusa Shakti, que representa a energia feminina, são apresentados no documentário, a obra faz uma homenagem ao universo feminino, e conta através dele a religiosidade e a divisão de castas no país oriental. Além disso, o filme também apresenta ao público ocidental algumas cerimônias tradicionais pouco conhecidas fora da Índia, como o teatro Kuttiyattam, antigas artes marciais e o festival religioso Bharani, que nunca foi apresentado antes fora do país. Pode-se assistir pelo YouTube a uma amostra curta de imagens deste filme:

http://www.youtube.com/watch?v=OLf-nTBIWeA

.

LIVRO DO MÊS:

Longevidade do Cérebro

Dharma Singh Khalsa, Editora Objetiva.

Quando a memória começa a falhar, é hora de prestar atenção ao que está acontecendo com o nosso cérebro. É possível deter os efeitos de seu envelhecimento através de um programa de normas alimentares, exercícios e meditação. É o que nos ensina Dr. Dharma Singh Khalsa no revolucionário "A Longevidade do Cérebro. Um programa revolucionário para melhorar a mente e a memória".

Contrariando o ponto de vista da medicina tradicional, o autor revela neste livro que é possível evitar doenças como a senilidade e o mal de Alzheimer, bem como minimizar seu desenvolvimento quando estes problemas já se manifestaram. Numa pesquisa inédita, ele mostra de que modo podemos fortalecer nosso cérebro, recuperando a concentração, energia e a capacidade de aprendizado. Partindo de suas descobertas sobre o hormônio cortisol, Dr. Khalsa comprova que ele acelera o envelhecimento da mente e mostra como combater seus efeitos. Fala sobre a antiga arte de regeneração do cérebro, e de espírito por meio de exercícios de corpo, com a prática de yoga e meditação avançada, para reforçar a energia global do cérebro.

Dharma Singh Khalsa é formado pela Creighton University School of Medicine, com especializações na University of California na San Francisco School of Medicine, na Harvard Medical School e na UCLA School of Medicine. É sócio-fundador e secretário da American Academy of Anti-Aging Medicine e membro da Gerontological Society of America.

..

. .

NOVOS TEXTOS DO SITE

Conheça mais sobre filosofia e espiritualidade indiana

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores Três textos indianos “clássicos” sobre Hatha-Yoga:

· Hatha Yoga Pradipika, por Pedro Kupfer

· Gheranda Samhita, por Gustavo Cunha

· Shiva Samhita, por Pedro Kupfer

Todas estão disponíveis na biblioteca de textos do site Shri Yoga Devi:

http://www.yogadevi.org/textos.html

.

SHAKTI

A Grande Deusa

Nosso espaço Shri Yoga Devi foi concebido com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Shakti, sobre o aspecto feminino da Divindade:

http://www.yogadevi.org/shakti.html

Para isso teremos encontros mensais para apresentarmos os vários aspectos, as várias faces de Devi, "a Grande Deusa", com apresentação de textos e práticas. Nosso primeiro encontro será neste mês de março, com a apresentação do filme "Devi - India Divina", com a abertura e apresentação das próximas atividades. Dia 19 de março às 19 horas.

A partir de Abril teremos encontros mensais sobre a Shakti, o aspecto divino feminino. Em cada mês apresentaremos um dos aspectos de Deví.

Três textos indianos “clássicos” sobre Hatha-Yoga

“Hatha-Yoga Pradipika”, “Gheranda Samhita” e “Shiva Samhita”
Existem várias tradições diferentes, no Yoga indiano, como Bhati-Yoga, Raja-Yoga, Jñana-Yoga, Karma-Yoga, etc. Cada uma delas segue um caminho diferente, procurando levar o praticante a um desenvolvimento espiritual. Uma das tradições indianas, que deu grande atenção às práticas físicas, é chamada de Hatha-Yoga.

No ocidente, o nome Hatha-Yoga foi popularizado para indicar um simples conjunto de práticas físicas (especialmente as posturas, ou asanas, e as técnicas de respiração, ou pranayama). Porém, originalmente, Hatha-Yoga era um sistema de transformação espiritual, dentro da linha tântrica. Seu objetivo não era o bem-estar físico, nem a obtenção de saúde, e sim preparar, através de um conjunto muito complexo de práticas, para a obtenção de uma transformação total física e psíquica, encaminhando a pessoa para o Raja-Yoga (ou “yoga real”), que levaria a pessoa a ultrapassar os limites humanos comuns.

Segundo o dicionário de Monier-Williams, a palavra sânscrita Hatha significa violência, força, persistência – aquilo que força ou leva inevitavelmente a um resultado. Vem do verbo “hath”, que significa tratar com violência ou oprimir. Há também interpretações simbólicas da palavras, como a que considera que Ha+Tha significa a união entre o Sol e a Lua, mas a interpretação literal da palavra indica muito bem aquilo que caracteriza essa tradição do Yoga: um enorme esforço – incluindo esforço físico – para obter uma transformação completa do praticante.

As três obras mais antigas e respeitadas da tradição Hatha-Yoga que foram conservadas até hoje são: “Hatha-Yoga Pradipika”, “Gheranda Samhita” e “Shiva Samhita”. Não são textos muito antigos – é difícil datá-los, mas supõe-se que foram escritos entre os séculos XIV e XVIII de nossa era. Acredita-se que esses três textos surgiram dentro de uma tradição que floresceu na Índia a partir do século XII. Dessas três obras, considera-se que o “Hatha-Yoga Pradipika” (a “pequena lâmpada do yoga”), atribuído ao yogi Svatmarama, é o mais completo, mas os outros dois são também de grande importância.

No sistema Hatha-Yoga, os principais tipos de práticas são: purificação física (shatkarma), posturas (asana), controle da respiração ou da energia vital – prana (pranayama), contrações musculares ou “amarras” (bandha), gestos (mudra), inversão dos sentidos (pratyahara), meditação (dhyana), união (samadhi). Ao contrário do sistema de Yoga de Patañjali, exposto nos “Yoga Sutras”, o Hatha-Yoga praticamente não dá importância à parte ética do Yoga (yama, niyama) e dá uma ênfase muito grande às práticas físicas. A teoria do Hatha-Yoga (e de toda a linha espiritual tântrica) descreve uma estrutura sutil do corpo humano, constituída por canais (nadi) e por centros de energia (chakras) que são percorridos pelos vários tipos de energia vital (prana). O desenvolvimento espiritual ocorre com o despertar da energia sagrada (shakti) que fica normalmente adormecida no chakra inferior – muladhara – parecendo com uma serpente enrolada (kundalini), que sobe pelas principais nadis atravessando os diversos chakras.

Ao contrário do que costuma ser ensinado nas academias ocidentais de Hatha-Yoga, algumas das técnicas apresentadas pelos textos tradicionais indianos são bastante perigosas, podendo desencadear dentro da pessoa certos processos físicos e espirituais sobre os quais conhecemos pouco. Na tradição indiana do Hatha-Yoga, esses exercícios eram feitos necessariamente sob a supervisão de um mestre ou guru, em condições especiais de vida (incluindo alimentação especial, um local especial de práticas, e o isolamento total da vida social). Tentar praticar alguns dos exercícios mais fortes do Hatha-Yoga antigo, sem uma preparação e um acompanhamento adequados, pode levar a muitos problemas. Assim, os textos sobre os quais estamos comentando aqui não devem ser utilizados como se fossem manuais de exercícios curiosos com os quais poderíamos brincar sem problemas.

Dos três textos “clássicos” acima referidos, existem atualmente traduções completas para o português de dois deles, e uma tradução incompleta do terceiro.

· Hatha Yoga Pradipika, por Pedro Kupfer

· Gheranda Samhita, por Gustavo Cunha

· Shiva Samhita, por Pedro Kupfer

Todas estão disponíveis na biblioteca de textos do site Shri Yoga Devi:

http://www.yogadevi.org/textos.html

YOGA E A LONGEVIDADE DO CÉREBRO

YOGA E A LONGEVIDADE DO CÉREBRO
Como todos os seres humanos – e como toda a matéria do Universo – você é fisicamente composto de elétrons, prótons e nêutrons, os quais estão se movendo constante e consistentemente dentro de seus 30 trilhões de células. Seu corpo é, na verdade, 30 trilhões de “células dançantes de luz”.

Você pode aproveitar com mais eficiência esse potencial de energia que possui ao praticar certas séries de exercício mente-corpo (Yoga). Esses exercícios empregam contrações musculares especificas, técnicas de respiração, posturas de corpo para canalizar energia e mantras com “sons primitivos”. Os exercícios mente-corpo estimulam a saúde e a regeneração, não apenas no nível macroscópico, como também no nível celular, além de enviar quantidades enormes de energia para o cérebro e sistema nervoso e endócrino e ainda, capacitá-lo a usar essa energia com mais eficiência. Desse modo, eles o ajudam a funcionar num nível consistentemente alto, sem exaurir sua mente e seu corpo.

Há mais de 30 anos o Dr. Dharma Singh Khalsa vêm estudando mais de 1.000 exercícios de yoga e destes selecionou cerca de 40 utilizados na prática de Kundalini Yoga, que foram especificamente desenvolvidos para estimular a função cognitiva. Cada um deles faz parte de um kriya, nome dado ao conjunto de exercícios que vêm sendo testados e empregados por professores de Kundalini Yoga. Um kriya é uma combinação de movimento, respiração, postura, mantra e posicionamento dos dedos das mãos (esse conceito de kriya é o utilizado na Kundalini Yoga). Cada kriya é elaborado para aumentar o fluxo de sangue e energia que vai para o cérebro, o sistema nervoso e determinadas glândulas do sistema endócrino.

O fluxo sanguíneo, quando aumentado, tem grande efeito. Ele dá um imediato dinamismo à função cognitiva, ao suprir quantidades abundantes de oxigênio e glicose, assim como prolonga a saúde do cérebro, intensificando o metabolismo neuronal.

A técnica principal adotado pelo Dr. Khalsa é a Kundalini Yoga, e ele explica que as contrações (“bandhas”) utilizadas na prática canalizam o fluxo sanguíneo para o cérebro e para o sistema endócrino, e toda a energia gerada na prática dos exercícios mente-corpo canalizam mais energia vital para o corpo, aumentam a energia bioelétrica e fortalecem os neurônios. Tomando por base sua própria experiência clínica e extensas pesquisas realizadas por outros, o Dr. Khalsa passou a acreditar que os exercícios podem ter influência específica sobre a bioquímica cerebral, eles são um elemento singular na ciência da regeneração cerebral. Isso ocorre, parcialmente, devido aos efeitos do exercícios sobre o fluxo sangue e energia para o cérebro, e também sobre a liberação de substâncias específicas do cérebro como os neuropeptídios e neurotransmissores. Há mais de 100 neuropeptídios e hormônios neurais no cérebro, e cada um tem uma influência profunda e específica no humor e na emoção. Certos neuropeptídios, por exemplo, estão associados ao ódio, e outros ao medo, ao amor, e à felicidade.

O programa de longevidade cerebral do Dr. Dharma é composto por exercícios e meditações da Kundalini Yoga, por uma dieta cuidadosamente balanceada e a prática de Naad Yoga. Em sua experiência ele assegura que os exercícios mente-corpo são capazes de equilibrar e estimular a energia do corpo, cérebro e sistemas nervoso e endócrino, ajudam a equilibrar a bioquímica cerebral, estimular a função cognitiva e promover um estado de humor estável e positivo.

LONGEVIDADE DO CÉREBRO

(Texto extraído do site : http://corpo-saude.wmnett.com.br/cerebro-longevidade.html)

Um fato foi ignorado pelos pesquisadores na área de neurologia durante anos, enquanto se esforçaram para encontrar uma "bala mágica" que iria reverter a doença de Alzheimer. Agora, estudos recentes mostram uma correlação positiva entre a vitamina E e o retardamento do declínio cognitivo em pacientes com Alzheimer moderado. Existem muitos pesquisadores dizendo que o reforço global da saúde do cérebro pode ser um dos fatores-chave na manutenção de níveis ótimos de funcionamento do cérebro à medida que envelhecemos.

Faz sentido então um programa de estilo de vida que tenha como meta a longevidade cerebral e que seja eficaz para nutrir o cérebro em cada nível. Modificações do estilo de vida já provaram ser eficazes para ajudar pacientes que sofrem das três maiores causas de morte de pessoas no mundo: doenças cardíacas, câncer e derrames.

É extremamente importante obtermos informações para que possamos evitar o holocausto potencial de degeneração cerebral em números surpreendentes, pois a expectativa de vida da população mundial cresce com o passar dos anos e garantir uma qualidade de vida é tudo que esperamos e buscamos.

É imprescindível ajudar as pessoas para reduzir a perda de memória associada a idades mais avançadas. Pesquisas demonstram que 15% das pessoas que pensavam ter um distúrbio benigno, progridem para um quadro de demência real. Se pudermos prevenir, talvez nós possamos limitar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento; em vez de entrar numa espiral de degeneração a cada ano que passa, podemos entrar em um ciclo de regeneração e ajudar para que estas pessoas contribuam com sabedoria às gerações que se seguem.

Dicas para um programa de longevidade do cérebro:

1) A primeira dica é a alteração nutricional, incluindo de 1 a 20% de gordura na dieta e de suplementos especiais. Um Programa de Longevidade do cérebro tem que ter um cardápio vegetariano? A resposta é não. As pessoas simplesmente têm de se afastar do que costumava ser chamado de uma dieta rica em gorduras saturadas, alimentos ricos em colesterol, como carne e ovos. Pode haver adição de peito de frango, peixe e produtos de proteína não-animal, como o tofu. Certos peixes são especialmente bons para o cérebro. Estes peixes incluem salmão, atum, truta, cavala e sardinha. No que diz respeito à suplementação, o mais importante são as vitaminas do complexo B para repor a energia, 50 mg por dia de vitamina E, 400-800 UI ao dia para ação anti-oxidante, coenzima Q-10, 100 mg por dia, por seu efeitos neuro-protetores, a erva Gingko Biloba, 120 mg por dia para aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro. Há um composto relativamente novo, específico para o cérebro, com o nome científico de Phosphatidylserine, tomado em doses de 200-300 mg por dia, que é o tema de muitos estudos em todo o mundo, mostrando que melhora a atenção, concentração, memória de curto prazo e dá um efeito de proteção contra produtos químicos de estresse. Isto é extremamente importante e leva a segunda dica de um programa de longevidade do cérebro.

2) A segunda dica é a gestão de estresse. É crucial porque o estresse crônico desequilibra e provoca elevação do hormônio cortisol. O cortisol tem um efeito tóxico sobre o centro de memória do cérebro e pode causar perda de memória. A ferramenta de gerenciamento de estresse através da meditação reduz o cortisol e aumenta em muitos aspectos a função mental. Massagens guiadas por imagens mentais positivas também têm obtido sucesso para reduzir níveis de cortisol no sangue.

3) O exercício é a terceira dica, e deve ser dividido em três partes: exercício mental, exercício físico e exercício da mente /corpo:

3.a-) Exercício Mental - Em nenhum lugar se aplica mais o velho ditado do que no cérebro: "Use-o ou perca-o". Na verdade, Einstein tinha um cérebro razoavelmente normal quando se tratava de seus neurônios. Entretanto, o que era extremamente incomum foi a estrutura de seu cérebro, rica em apoio de células. Ou seja de tanto exercitá-lo o manteve saudável.

3.b-) Condicionamento aeróbico melhora a função mental, de 20 a 30%. Portanto, recomenda-se tais práticas a pessoas que possam praticar este tipo de exercício, o máximo possível.

3.c) A antiga arte de regeneração do cérebro, e de espírito inovador, inclui não só exercícios de corpo, como a prática de yoga e meditação avançada, que são importantes para reforçar a energia global do cérebro.

4) Um dos fármacos utilizados na atualidade para ajudar a regenerar as células cerebrais é L-Deprenyl citrato. Deprenyl é um medicamento que foi estudado para aumentar a longevidade em animais e aumento de compostos bioquímicos no cérebro. Em estudos recentes de pacientes com doença de Alzheimer moderada, Deprenyl melhorou a atenção, memória, fluência verbal e comportamento. Como Deprenyl pode retardar o declínio na cognição é um componente importante para aqueles que apresentam alguma forma de envelhecimento do cérebro. Tal como acontece com todos os medicamentos, há relatos de efeitos colaterais e contra-indicações. Os efeitos secundários associados com Deprenyl podem incluir ansiedade e insônia, se a dose é muito alta. Pode ser contra-indicado em doentes que tomam anti-depressivos como o Prozac, e naqueles indivíduos que sofrem de doenças cardíacas. Deprenyl só devem ser prescritos e tomados sob a supervisão do seu médico.

Bibliografia: Khalsa, Dharma Singh & Stauth, Cameron. Brain longevity: The breakthrough medical program that improves your mind and memory. New York: Warner Books, 1997.

Naad Yoga

NAAD YOGA

A palavra sânscrita "naad" (com "a" longo), pronunciada "naad" em hindi, significa vibração ou som. Na filosofia indiana, o universo foi criado através do som, que tem um significado místico muito importante. No yoga, "naad" representa especialmente certos sons como a vibração da sílaba sagrada OM. O uso de sons (através de mantras) e sua percepção em estado meditativo são técnicas extremamente importantes, no Yoga.

Naad é o som corrente inerente ao ritmo e a música, ou seja, música e ritmos transmitem o Naad. Naad é o som básico para todas as linguagens através de todos os tempos, é um som que vem de uma fonte única chamada de som corrente. Naad significa comunicação, harmonia, um processo de harmonia através do qual o ADD, o infinito, pode ser experimentado. O ADD resultou o NAAD, e através desse NAAD, nós experimentamos o ADD.

O Naad Yoga, assim como a Kundalini Yoga, é uma ciência e arte antiga do Yoga. É uma forma especial de Yoga que utiliza cânticos ou mantras. A prática consiste na emissão de sons específicos, geralmente enquanto está se exercitando e meditando. Contudo o Naad Yoga é diferente das outras formas de Mantra Yoga, porque nele se emprega uma canção formada, exclusivamente, de sons “primitivos” – os quais são considerados os mais básicos e principais da fala humana, e que os mestres yogues acreditam ressoar através do cosmos. O mais conhecido desses sons originais é Om, ou Aum.

Os sons primitivos revigoram as glândulas endócrinas e o cérebro por meio das correntes de vibrações. Sons primitivos utilizados em práticas de Naad Yoga na Kundalini Yoga são:

Sa Ta Na Ma (estrutura: 5 sons – sa ta na ma + “aa”)

Saa Ray Gaa Maa Paadhaa Nee (a base: sete sons escala musical)

Raa Maa Dhaa Saa (4 sons: saúde, vida, linha de arco)

Saa Say So Hung (4 sons: corpo sutil, éter)

Wahey Guru (êxtase na Luz de Deus/Guru)

Na Universidade do Arizona foi realizado um experimento sobre o efeito das correntes de sons, e, utilizando um equipamento de PET que registra as atividades de um isótopo de glicose, um pesquisador buscava mudanças na função cerebral de um indivíduo que entoava mantras primitivos da Naad Yoga, tais como SA TA NA MA e WAHEY GURU. O equipamento registrou uma grande mudança em função do cântico. Nesse momento, as principais atividades do cérebro se transferiram do hemisfério esquerdo para o direito, na região frontal e parietal. Essa mudança estabelece uma grande melhora de humor e uma vivacidade maior. Outra pesquisa revelou que o cântico dos sons primitivos estimula o nervo vago (grande nervo craniano que percorre as áreas torácica e abdominal, inervando o coração, pulmões, região intestinal e musculatura dorsal) que supre as fibras motoras e sensitivas que regulam as secreções gástricas e pancreáticas e também leva consigo as fibras nervosas inibidoras que servem o coração. Este nervo é considerado por muitos anatomistas o mais importante nervo do corpo e é de se esperar que ele seja estimulado pelo cântico, porque atravessa a laringe, ou caixa de fonação.

Outra informação extremamente importante é que, segundo a medicina oriental, existem 72 meridianos de energia que fluem pelo corpo, e que ao longo desses meridianos existem pontos reflexos, que são pontos de acessibilidade, portas para que interferências possam ocorrer no meridiano. Sabe-se que 84 desses pontos reflexos estão localizados no palato superior da boca. Acredita-se que entoar sons primitivos estimula os pontos reflexos na boca e muda, sutilmente, a vibração dos meridianos de energia sobre o qual os pontos reflexos repousam. A língua atinge diretamente muitos dos pontos reflexos, durante a prática de Naad Yoga.

Outro efeito benéfico é que a prática da Naad Yoga silencia o diálogo interior e dá à sua mente momentos de Paz. O poeta Alfred Lord Tennyson, que praticava o mantra yoga, descreveu da seguinte forma o efeito de entoar um simples mantra: “A individualidade parecia se dissolver e desfalecer num ser ilimitado, e esse não é um estado de confusão, mas o estado mais lúcido do que já é claro, o mais seguro do que já é garantido, o mais estranho do que já é misterioso, absolutamente indescritível – onde a morte era quase uma impossibilidade visível.”

Os efeitos dos cânticos e mantras não costuma ser tão radical, mas quase sempre “desligam” suas preocupações e reduzem o estresse, simplesmente porque sua mente está ocupada com o mantra.

A ciência de Naad trabalha através do movimento da língua na boca, através da linguagem e da química do cérebro, atuando e alterando a composição química do fluido neurotransmissor (fluidos cerebrais) resultando em aumento da energia, saúde e força.

No cérebro as mensagens são transmitidas muito rapidamente para cada parte através dos fluidos, chamados NAAD NAMODAM RASAA. Naad significa comunicação, Namodam significa endereçar e Rasaa significa solução, suco ou essência. O estado de nossas mentes, nossas personalidades e nosso poder de projeção de nossos verdadeiros modos de Ser são modificado através da solução de comunicação, através de todos esses fluidos hormonais.

Uma forma de potencializar a prática de Naad é a utilização combinada de respiração (pranayamas) com mantras, shabads, músicas e ritmo.

Bibliografia:

Apostilar curso de formação de Instrutores de Kundalini Yoga

Khalsa,Dr. Dharma Singh. A Longevidade do Cerebro, Ed Objetiva.