terça-feira, 25 de maio de 2010

AGENDA JUNHO 2010

Meditação do Mês:

Meditação para manejar o stress

Em cada mês apresentamos uma sugestão de meditação, asanas ou kriyas, que podem ser utilizada por todos os praticantes de Yoga, desde que sigam as orientações apresentadas. A prática de kundalini yoga é precedida por dois mantras: Ong namo Guru Dev Namo (cantar três vezes) e Ad Gurey Nameh, Jugad Gurey Nameh, Sat Gurey Nameh, Siri Guru Dev Nameh (cantar três vezes, veja música no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=mKew4Wa6Br0&feature=related). Realiza-se a prática (meditação, kriya, asana, etc.) e finaliza-se a prática cantando Sat Nam (Sat cantado longo e Nam curto em uma expiração, três vezes).

Meditação para manejar o stress

Iniciamos a prática com as mão unidas no centro do peito, olhos fechados e fazendo 3 a 11 minutos de Agni Pranayama (respiração de fogo). Para finalizar, inspirar e reter o ar com a contração inferior (mulabandha) por 10 segundos.

Após essa primeira etapa damos início à meditação propriamente dita.

Postuta e Mudra: Coluna alinhada e polegares juntos com os demais dedos fechados em direção ao centro das palmas. O mudra deve ficar entre a região do coração e o umbigo.

Posição dos olhos: Focar os olhos na ponta do nariz.

Respiração e Mantra: Inspirar em 4 partes e na expiração cantar wahey guru wahey wahey wahey guru 4 vezes (pronuncia-se uarrei guru uarrei uarrei uarrei guru) Mantenha-se com os sentidos abertos durante a prática, mantenha o foco.

Assista ao vídeo com a meditação no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=yUves3x1mZ8&feature=related

Satsanga QUANDO: No dia 26 de JUNHO, Sábado, 16:00 horas.

No dia 26 de JUNHO, sábado, às 16:00 horas, estaremos assistindo ao documentário sobre a História da Índia e depois do filme daremos seqüência com o canto de Mantras. A palavra Satsanga significa comunidade dos buscadores da verdade. Todas as pessoas interessadas no Yoga e filosofia indiana, assim como nos Mantras, encontram-se com outros praticantes, para trocar experiências, intuições e buscar o encorajamento recíproco... O contato com outros praticantes pode lhes proporcionar insights que ajudam a progredir e aprofundar seus conhecimentos.

Video Yoga

Sessão de cinema dia 26 de JUNHO, Sábado, às 16:00 horas

Estaremos assistindo uma parte do documentário em seis capítulos sobre a tradição cultural e religiosa indiana: “História da India”. Assistiremos mais dois capítulos. O documentário foi produzido pela BBC, da Inglaterra, e conta com a participação de Michael Wood (2007). Nessa recente série "A História da Índia", Michael Wood explora os locais antigos que ajudaram a moldar a história e a cultura do Sul da Índia. Junte-se a elee explore seis lugares surpreendentes, incluindo Patna, que já foi uma vez a maior cidade na Terra; Madurai, uma cidade que tem existido continuamente desde o primeiro milênio a.C., e sinta o coração do comércio da Índia, especiarias e histórias.

Novos textos

Conheça Mais Sobre filosofia e espiritualidade indiana

Todo mês estamos adicionando novos textos para leitura no site Shri Yoga Devi. Neste mês, colocamos à disposição dos nossos leitores . Este Mês, otexto é o Vocabulário de todos os termos em sânscrito que aparecem nos Yoga-Sutra de Patañjali, em português, por Roberto de A. Martins.Esse vocabulário esclarece o significado de todas as palavras dessa obra fundamental do Yoga tradicional indiano, e é de grande utilidade para os que querem se aprofundar no estudo dessa tradição do Yoga.

Este e outros textos estão disponíveis na biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi: http://www.yogadevi.org/textos.html

Palestras, cursos e Eventos
Nos dias 03, 04, 05 e 06 de Junho

CORPUS CHRISTI Em junho teremos, no Feriado de Corpus Christi, um Retiro nas montanhas:

Retiro de Yoga e Stress: Transformando Stress em Vitalidade.

Veja mais informações aqui:

http://www.yogadevi.org/retiro1.html

Leitura:

AS VIRTUDES DO YOGA.

Antigos ensinamentos para esta época de crise global Autor: Georg Feuerstein São Paulo: Editora Pensamento, 2009

Este livro esclarece o que significa a moralidade e a maturidade em termos tradicionais yogues e no contexto da cultura contemporânea. Feuerstein mostra que os ensinamentos antigos do Yoga têm uma relevância singular em nossa época de crise global. Ao mesmo tempo, ele oferece uma crítica vigorosa ao movimento contemporâneo do Yoga. Esta obra, repleta de revelações surpreendentes, é leitura obrigatória a todos que aspiram à compreensão ou prática do autêntico Yoga.

Milhões de pessoas praticam Yoga pensando apenas em seus benefícios físicos, como melhorar a saúde e ter um corpo mais bonito. No entanto, o Yoga indiano original tinha outros objetivos e se preocupava com aspectos como ética. O Yoga é uma tradição espiritual preocupada com o desenvolvimento pessoal e tem o fim último de uma auto-transcendência. De acordo com Georg Feuerstein, é impossível ser um bom yogi ou yogini sem ser também uma indivíduo moralmente maduro.

Neste livro, Feuerstein chama a atenção para essa outra dimensão do Yoga. "Todo Yoga genuíno é construído sobre a base firme de uma moralidade integral. É impossível ser um bom yoqin ou yogini sem ser também um indivíduo maduro em termos morais." No entanto, o tipo de ética ou moralidade do antigo Yoga tem características muito especiais, que Feuerstein apresenta seguindo a tradição dos Yoga-Sutra de Patañjali. Segundo essa antiga abordagem, um dos aspectos essenciais do Yoga é constituído por proibições e obrigações que possuem aspectos éticos, como ser autêntico (não mentir), não praticar violência, não se apropriar do que pertence aos outros, contentar-se com o que é necessário, e castidade. Pode-se pensar que essas virtudes antigas já não têm sentido no século XXI, mas Feuerstein procura mostrar como esses princípios morais são importantes no nosso mundo atual.

O autor do livro, Georg Feuerstein, é doutor em História da Religião, internacionamente conhecido por seus estudos sobre a tradição do Yoga. É autor da premiada "Enciclopédia de Yoga" e de várias outras obras, entre elas "A Tradição do Yoga". Em 2004 Feuerstein se mudou dos Estados Unicos para o Canadá e passou a se dedicar também a questões ambientais, tendo recentemente escrito a respeito do "Yoga Verde" como um dos caminhos para a solução das crises contemporâneas.

Shakti - A Grande Deusa

No dia 25 de Junho, às 19:30 horas, teremos nosso primeiro encontro sobre a Shakti (a Grande Deusa indiana) no Espaço Shri Yoga Devi. Começaremos por apresentar a Shakti e seus aspectos mais conhecidos, as várias faces de Devi, "a Grande Deusa", com apresentação de textos e mantras. Veremos também o cronograma para os próximos encontros.

O espaço de yoga Shri Yoga Devi foi concebido com o objetivo de divulgar mais informações sobre a Shakti, sobre o aspecto feminino da Divindade: http://www.yogadevi.org/shakti.html

Meditação da Lua Cheia:

Dia 26 de JUNHO, sabádo. Faremos a meditação da lua cheia no satsanga. Se tivermos um grupo de no minímo 11 pessoas faremos o circulo de cura de kundalini yoga. Trata-se de uma meditação que deve ser feita apenas na lua cheia.

Faremos nosso encontro aqui mesmo no Espaço Shri Yoga Devi. Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: http://www.yogadevi.org/agenda.html

RETIRO

Última Chamada Para o Retiro no Feriado
de Corpus Christi
03, 04, 05 e 06 de Junho de 2010

Yoga e Stress: Transformando stress em Vitalidade

Não deixe de participar do primeiro Retiro com Yoga, direcionado para recuperação de stress, perto de Vitória, no Espírito Santo.

Este retiro vai ser uma excelente oportunidade para aprender a manejar o seu stress no dia a dia, com um excelente programa de relaxamento, interiorização e liberação do stress, práticas de Kundalini Yoga, Meditação, relaxamento profundo, massagem e auto-massagem, palestras, filmes, caminhadas por trilhas e outras atividades. O retiro será realizado em meio à natureza, em um ambiente de relaxamento, onde você pode cultivar o seu bem-estar.

Este programa é uma oportunidade de relaxamento, interiorização e liberação do stress. Com esse objetivo, oferecemos durante o Retiro práticas de Yoga, Meditação, relaxamento profundo, massagem e auto-massagem. Também incluímos palestras, filmes, caminhadas por trilhas e outras atividades. As práticas diárias de Yoga e de meditação oferecidas proporcionam aos participantes um equilíbrio e relaxamento completo. Esse programa vai ser oferecido novamente em várias datas, ao longo de todo o ano. Consulte-nos: por e-mail shri.yoga.devi@gmail.com ou pelo telefone (27) 9815-7820 (27) 9815-7820, ou preenchendo nosso formulário

... Programação: veja a programação completa no site :

http://www.yogadevi.org/retiro1.html

STRESS E YOGA

Stress e Yoga

A vida moderna envolve correrias contra o tempo, pressões e frustrações. Em outras palavras, é estressante. A pressa para cumprir prazos, ficar parado no trânsito, discutir com seu parceiro - todas estas situações podem fazer com que seu corpo reaja como se estivesse enfrentando uma ameaça física. Resumindo: o stress é uma resposta física e emocional a uma situação específica.

A definição comum para stress é “força ou influência coercitiva”. Na engenharia é a “força externa exercida sobre um corpo que tende a tencionar ou distorcer sua forma”. Neste sentido, stress significa a pressão que a vida exerce sobre nós e a maneira como essa pressão nos faz sentir e atuar. Demasiado stress sem ser processado nos “deforma”. Perdemos nossa forma, nosso foco e nosso sentido de ser. Sentimos essa tensão diante das mudanças, quando nossos recursos internos são insuficientes ou estão inibidos e não podemos responder ao desafio efetivamente.

O termo stress se refere também aos sintomas e sentimentos internos que acompanham o processo: fadiga, cansaço, sobrecarga, arritmia, etc.

O stress pode ser agudo ou crônico. Se o seu nível de stress é quase sempre alto, você pode ficar vulnerável a problemas de saúde letais. Ainda bem que é possível desenvolver habilidades para evitar algumas causas de stress e limitar o efeito de outras...

O stress é uma reação a um fato, e não o fato em si mesmo. Muitas vezes chamamos esta reação de “lutar ou fugir”, e ela se dá automaticamente quando você se sente ameaçado. A ameaça pode ser qualquer situação que você ache perigosa, mesmo que não o seja de fato. Por isso, a forma como percebemos as coisas é tão importante.

O nosso corpo, quando se sente em perigo, responde liberando hormônios para a corrente sanguínea - entre eles, a adrenalina e o cortisol. Estes hormônios ajudam na concentração, fazendo nossos reflexos ficarem mais rápidos e aumentam nossa força e agilidade. Simultaneamente, a freqüência cardíaca e a pressão arterial aumentam, já que mais sangue está sendo bombeado pelo organismo. Isto prepara o corpo para fazer o que for necessário para se adaptar e sobreviver. É o que chamamos de "resposta ao stress".

Nem todo stress é ruim . Ele pode ser positivo quando produz energia direcionada ao crescimento, à ação e a mudança, como o stress associado à espera do nascimento de uma criança ou, por exemplo, a uma promoção no trabalho. Ainda assim, quando o stress é excessivo, dura muito ou está relacionado a experiências negativas, pode ser prejudicial à saúde.

Embora você não possa evitar o stress totalmente, pode aprender a administrá-lo com maior eficiência, pode aprender estratégias para transformá-lo em uma força positiva na sua vida. As recompensas incluem menos cansaço, maior tranqüilidade mental e, possivelmente, uma vida mais longa e saudável.

Yogue Bajhan, que divulgou no ocidente o método de Kundalini Yoga, orientou para que reconheçamos a realidade do stress e, a praticar disciplinas que cultivem nossa vitalidade interna e, assim contrapor aos estressores nas nossas vidas.

A vitalidade é uma propriedade da consciência, é a inteligência de nosso corpo e de nossa mente. Quando a ignoramos, isso é para nosso próprio prejuízo. Ele nos aconselhou a nos rendermos à nossa consciência, à disciplina de nossa alma, a honrar e otimizar a arte do relaxamento, cultivar nossas reservas de vitalidade e a aprender a reconhecer e a transformar o stress.

Os kriyas e as meditações de Kundalini Yoga aumentam a vitalidade, desenvolvem gradualmente a energia no nosso sistema, fazendo a energia que já possuímos circular ou liberar o corpo dos bloqueios que nos separam de nossa própria vitalidade e energia. O objetivo é usar a energia que esta sempre conosco de forma natural.

A vitalidade se expressa no fluxo da vida e em nosso sentido intuitivo que nos guia para atuar, podemos fazer certas coisas simples por um curto período de tempo e obter efeitos profundos. Para isso os kriyas atuam liberando a energia e distribuindo para todo o corpo.

VOCABULÁRIO NOS YOGA-SUTRAS DE PATAÑJALI

Vocabulário de todos os termos em sânscrito

que aparecem nos Yoga-Sutra de Patañjali

Roberto de A. Martins

Apresentamos neste mês de Junho de 2010 um estudo inédito sobre o vocabulário dos Yoga-Sutra de Patañjali, por Roberto de A. Martins.

Os Yoga-Sutra, de Patañjali, constituem uma das fontes mais conhecidas e respeitadas do Yoga tradicional indiano. Trata-se de um texto muito difícil, constituído por frases curtas sem muitas explicações. Há um grande número de traduções dos Yoga-Sutra para vários idiomas, incluindo o português, e algumas delas são acompanhadas por glossários que indicam o significado de cada palavra.

No seu livro Significado e bases do Raja-Yoga (Rio de Janeiro: Corifeu, 2007), o autor Roberto de A. Martins apresentou uma tradução dos Yoga-Sutra. Agora estamos divulgando, do mesmo autor, um estudo detalhado sobre todas as palavras em sânscrito da obra de Patañjali. A partir de um levantamento do vocabulário utilizado nos Yoga-Sutra, Roberto Martins apresenta o significado de cada palavra, mostrando também sua estrutura e sua etimologia.

Esperamos que este trabalho possa ser útil aos que têm interesse em realizar um estudo sério sobre a tradição do Yoga.

O arquivo deste texto com o vocabulário esta disponível na sessão de textos do site Shri Yoga Devi.

http://www.yogadevi.org/textos.html

Você tambem pode Ler no site a tradução do Yoga-Sutra de Patañjali por Roberto de Andrade Martins, na sessão de textos:

http://www.yogadevi.org/textos/Yoga-Sutra.pdf