quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AGENDA AGOSTO 2010

MEDITAÇÃO DO MÊS:

Meditação para tranqüilizar a Mente Esta meditação tranqüiliza a mente dentro de 3 minutos. A posição da mão é chamada de "mudra que agrada a mente".

Como fazer: Sente-se em sukhasana (postura fácil) com a coluna reta. Com os cotovelos dobrados, traga as mãos para cima e para dentro até que eles se reunam na frente do corpo ao nível do coração. Os cotovelos devem ser mantidos quase ao nível das mãos. Dobre os dedos indicadores de cada mão em direção à palma da mão. Junte-os entre si de modo que pressionem em conjunto a segunda junta. Os dedos médios ficam esticados e se encontramna ponta dos dedos. Os outros dedos são enrolados para dentro da palma das mãos. Os polegares se encontram na ponta dos dedos. Mantenha esse mudra aproximadamente a 10 centímetros de distancia do corpo, com os dedos estendidos apontando para sua frente. Concentre-se na ponta do seu nariz. Inspire completamente e segure a respiração enquanto repete um mantra de sua escolha 11- 21 vezes. Expire, faça uma retenção com os pulmões vazios e repita o mantra o mesmo número de vezes. Pratique por 3, 7 ou 11 minutos.

LEITURA: Alicia Souto, "A Essência do Hatha Yoga". São Paulo: Editora Phorte, 2009.

Com as traduções dos textos: Hatha Yoga Pradipika - Gheranda Samhita - Goraksha Shataka . Yoga é uma disciplina que, ao longo de três milênios de história, deu origem a muitas correntes de pensamento. De todas, a que ficou mais conhecida no Ocidente é o Hatha Yoga, mas é a que tem o menor número de textos tradicionais traduzidos para as nossas línguas. Existem mais textos e comentários sobre os Yoga Sutras de Patanjali, o Bhagavad Gita e tantos outros sobre Bhakti Yoga, mas quase nada sobre Hatha Yoga. Com esta obra, os praticantes e os interessados nessa antiga disciplina indiana terão uma fonte segura de informação, para que saibam discernir entre o que é moderno e o que pertence à tradição. Todos os dias, novos tipos de Yoga aparecem no "mercado", muitas vezes mais associados a um "produto" de marketing do que propriamente à intimidade da busca interior. Menos de 5% dos praticantes de Hatha Yoga têm acesso aos textos tradicionais que deram origem a esse sistema tão maravilhoso e eficaz para combater as aflições dos dias de hoje. Perceba nesta obra como os antigos ascetas desenvolveram métodos para superar o sofrimento humano. Que este memorável esforço da professora Alicia Souto sirva para atender ao sagrado direito que o ser humano tem de praticar Yoga como Yoga, possibilitando-nos entrar em contato com técnicas que nos levam ao despertar de uma nova consciência.

Alicia Souto é uma pesquisadora tanto da parte aplicada do Yoga quanto da parte literária. Toda motivação e todo suporte para essas investigações vieram do contato que teve com o mundialmente conhecido professor Dr. Manohar Laxman Gharote, que, além de mestre, se tornou seu amigo. Dr. Gharote foi discípulo direto de Swami Kuvalayananda e seguiu à risca o propósito de trazer o Yoga para uma linha acadêmica de estudos criteriosos e aplicáveis à sociedade. A elaboração destes textos foi proveniente de muitos estudos, conversas e discussões realizadas no próprio país de origem, junto com renomados mestres. Alicia visita anualmente a Índia desde 1986, hospedando-se por três meses na escola de Kaivalyadhama, onde, além de aprender e praticar, ensina tudo o que aprendeu com relação à tradição do Yoga.

Os interessados podem também consultar outras traduções destes textos, disponíveis em pdf, no nosso site:

http://www.yogadevi.org/textos.html

MEDITAÇÃO DA LUA CHEIA:

QUANDO: Dia 24 de Agosto, Terça feira, 21:00 horas

Faremos nosso encontro aqui mesmo no

Espaço Shri Yoga Devi. Este dia é um tempo de conexão e expansão da Luz interna. Veja a Lua, sinta sua energia, conecte-se com a Luz do Sol que nos ilumina e alimenta. Veja mais sobre a Meditação da Lua Cheia na Agenda do nosso site: http://www.yogadevi.org/agenda.html

NOVOS TEXTOS:

Yoga Vasishtha

Ensinamentos do sábio Vasishtha ao seu discípulo, o príncipe Rama. Por Valmiki

Seleção de trechos, traduzidos por Gustavo André Cunha.

A obra denominada Yoga Vasistha é um texto espiritual indiano atribuído tradicionalmente ao sábio Valmiki.

Este e outros textos estão disponíveis na biblioteca virtual do site Shri Yoga Devi:

http://www.yogadevi.org/textos.html

PALESTRAS,CURSOS E EVENTOS:

Iniciação de Kriya Yoga em Vitória, ES
Instrutora: Sharana Devi

QUANDO:

Palestra aberta no dia 27 de Agosto de 2010. Curso nos dias 28 e 29 Agosto

ONDE:

No espaço de yoga Shri Yoga Devi, Edifício Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212, no bairro Jardim da Penha, Vitória, ES

Investimento

: R$ 250,00 (curso). A palestra é gratuita.

CONFIRME A SUA PARTICIPAÇÃO NA PALESTRA GRATUITA OU NO CURSO

LIGUE PARA O TEL: (27) 9815-7820 OU POR E_MAIL shri.yoga.devi@gmail.com

O que é Kriya Yoga?

O objetivo da vida é a felicidade, paz, amor e iluminação. O desejo de perfeição vem do Eu, a imagem Divina, que tenta se expressar através de toda a humanidade.

Kriya Yoga de Babaji é uma arte científica da perfeita união com a Verdade Divina, a Auto-Realização. Tal arte foi recuperada por um grande mestre da Índia, Babaji Nagaraj, como uma síntese de antigos ensinamentos da tradição dos 18 Siddhas.

YOGA VASISHTHA

Yoga Vasishtha

Ensinamentos do sábio Vasishtha ao seu discípulo, o príncipe Rama. Por Valmiki

Seleção de trechos, traduzidos por Gustavo André Cunha

A obra denominada Yoga Vasistha é um texto espiritual indiano atribuído tradicionalmente ao sábio Valmiki. Parece ter sido escrita aproximadamente entre os séculos V e XIV d.C., embora seja difícil datar esse tipo de texto. A obra completa é muito grande, constituída por mais de 30.000 versos. Contém muitas narrativas que apresentam, de forma clara e interessante, os ensinamentos sobre a não-dualidade (Advaita Vedanta), apresentados como fundamento para a compreensão dos objetivos do Yoga. A obra parece ter sofrido influências budistas e tem forte tendência Shivaísta. É um livro muito respeitado, na Índia. É também conhecido por outros nomes: Maha-Ramayana, Arsha-Ramayana, Vasishtha-Ramayana e Vashistha Gita.

A história do texto é ambientada em um encontro entre o sábio Vasishtha e o príncipe Rama. No início da história, o príncipe está retornando ao palácio depois de visitar todo o reino, e parece desanimado, desiludido com o mundo. Seu pai, o rei Dasaratha, conversa com o sábio Vasishtha, falando estar preocupado com seu filho, e o sábio o consola, dizendo que o desânimo aparente de Rama é um bom sinal, por mostrar que ele está se libertando do apego pelo mundo e que está pronto para receber os ensinamentos espirituais. Então, pede que Rama seja chamado, e durante vários dias o instrui sobre os mais profundos conhecimentos, que formam o corpo desta obra.
O ensinamento central, em harmonia com o Vedanta, é o de que apenas existe uma única realidade, Brahman (o Absoluto), que é idêntico ao Eu mais profundo de cada um de nós (Atman), que é o observador, a consciência, a testemunha de tudo. Todo o universo é uma ilusão, e quando se percebe isso, chega-se ao fim de todos os sofrimentos. Não existe a multiplicidade, não existe diferença entre o sujeito e o objeto, existe apenas uma única realidade, uma Unidade.
O Yoga Vasishtha apresenta um vasto conjunto de ensinamentos filosóficos, explica a natureza da consciência humana, discorre sobre a natureza do universo, o processo de libertação espiritual, e a concepção não-dualista da realidade.

INICIAÇÃO DE KRIYA YOGA EM VITÓRIA

Kriya Yoga

27, 28 e 29 de Agosto de 2010 no Espaço Shri Yoga Devi

Palestra aberta: dia 27 às 19:00 horas com Sharana Devi

Curso e Treinamento: dia 28 das 9:00 às 19:00 Horas e dia 29 das 9:00 às 17:30 Horas

Investimento: R$ 250,00 (curso). A palestra é gratuita.

Onde: No espaço de yoga Shri Yoga Devi, Edifício Tropical Center, Av. Hugo Viola 1001-A, sala 212, no bairro Jardim da Penha, Vitória, ES

CONFIRME A SUA PARTICIPAÇÃO NA PALESTRA GRATUITA OU NO CURSO

LIGUE PARA O TEL: (27) 9815-7820 OU POR E_MAIL shri.yoga.devi@gmail.com

Neste treinamento serão ministradas as 18 posturas (Kriya Hatha Yoga), 7 técnicas de respiração (Kriya Kundalini Pranayama), 7 técnicas de meditação (Kriya Dhyana Yoga).

"Iniciação"

A iniciação é um ato sagrado, no qual é dada a um indivíduo a experiência inicial sobre os meios para perceber um pouco da "Verdade". Estes meios são a "kriya" ou "técnica iogue prática", e a Verdade é um portal para o eterno e infinito "UM". Pois esta Verdade vai além de um nome e de uma forma, não pode ser traduzida em palavras ou símbolos. Entretanto, pode ser experimentada, e para isso é necessário um professor que possa compartilhar de sua própria experiência viva da Verdade. A técnica torna-se um veículo através do qual o professor compartilha com o praticante os meios para compreender a Verdade em si mesmo.

A iniciação no Primeiro Nível de Kriya Yoga é transmitida em um seminário intensivo de um final de semana. O praticante aprenderá o sistema de 18 posturas desenvolvidas por Babaji para obter melhor saúde, relaxamento e energia; as 6 fases da poderosa técnica de respiração conhecida como "Kriya Kundalini Pranayama" para acordar e circular as energias sutis; 7 técnicas de meditação para limpar o subconsciente, para dominar a mente e para obter a realização do Self ("Si Mesmo") e da Absoluta Realidade. Nada é cobrado pelas iniciações. São sugeridas contribuições, entretanto, que servirão para cobrir os custos médios envolvidos.

"A Origem do Kriya Yoga"

Essa tradição provém diretamente dos Yoga Siddhas, os perfeitos mestres da Siva Yoga. Kriya Babaji Nagaraj sintetizou sua Kriya Yoga a partir das técnicas ensinadas pelos Siddhas Agastyar e Boganathar.

Babaji ensinou diferentes grupos de kriyas à diferentes discípulos, e atualmente há várias linhas de Kriya Yoga difundidas no mundo.

Essa linha de Kriya Yoga foi ensinada por Babaji a um grande yogi, S. A. A. Ramaiah em 1954 e 1955, perto de Badrinath no Himalaia. Em 1983, o yogi Ramaiah a transmitiu para Marshall

Govindan, que desde essa época vem praticando pelo menos 56 horas por semana sem descanso. Foi ele que a ensinou a Sharana Devi, que estará em Vitória no mês de Agosto para ministrar a iniciação na primeira fase, ou grupo de Kriya Yoga.